Área do Cliente

Esqueceu a Senha?

Fidelidade Corretor


Esqueci minha senha

Tamanho de apartamento: a evolução do espaço e como escolher o ideal

16 de janeiro de 2018
161064-tamanho-de-apartamento-a-evolucao-do-espaco-e-como-escolher-o-ideal (1)

Foi-se o tempo em que o tamanho era o principal atributo de um apartamento. Nos últimos anos, aumentou muito, entre os compradores de imóveis, o interesse em outras características, como a localização e condomínios com boas áreas de lazer.

E a arquitetura buscou adequar-se às novas demandas desses compradores. Embora ainda existam diversos empreendimentos com unidades de dimensões maiores, o mercado oferece um grande número de opções com projetos de área privativa.Alguns apesar de contarem com menos cômodos tem espaços que são privilegiados nesses empreendimentos, como a varanda, as áreas comuns e as vagas de garagem.

Confira neste texto algumas dicas sobre como avaliar qual o tamanho ideal de apartamento para a sua família. Saiba também como ocorreu a transformação nas dimensões dos apartamentos que resultou na maior variedade verificada atualmente.

O tamanho ideal

É claro que a escolha entre um apartamento maior ou menor é algo pessoal, que deve levar em conta os desejos e demandas de cada família. Mas há algumas características que podemos considerar no momento de fazer a opção.

Como escolher o tamanho certo

O primeiro aspecto a considerar na hora de avaliar o tamanho de apartamento ideal para você é justamente o tamanho de sua família. Se tiver mais de um filho, considere se as crianças necessitam de um espaço individual ou se podem compartilhar um quarto.

Falando em filhos, é importante projetar também espaço para o crescimento da sua prole, se este for o seu desejo. Seu planejamento familiar é determinante na escolha. Se a família vai crescer, considere um imóvel um pouco maior. Assim, você garante a perenidade do seu investimento, adquirindo um apartamento onde poderá viver confortavelmente por muito tempo.

Sua rotina familiar também precisa ser avaliada na hora de tomar a decisão sobre o tamanho do imóvel ideal. Seu dia a dia é mais agitado e a família passa pouco tempo em casa? Então é provável que um apartamento mais simples atenda a suas demandas.

Quem pensa em adquirir um imóvel para investir na locação também deve ficar atento à tendência dos apartamentos compactos. Essas unidades apresentam excelente valorização e boa demanda por locações.

O animal de estimação

Não deixe de considerar mais esse integrante da família na hora de escolher o melhor imóvel. Não apenas pela questão do tamanho, mas também devido às regras de condomínio. Já há muitos prédios pet friendly, com área de passeio e até mesmo de exercício projetadas especialmente para o seu animal de estimação.

Novas opções de planta

Mas, afinal, o que ocasionou essa mudança no tamanho dos apartamentos? Confira, a seguir, como foi essa evolução que abriu espaço para os imóveis mais compactos:

Abundância de espaço

Há 30 ou 40 anos, o desejo das famílias brasileiras no que se refere ao seu apartamento passava, obrigatoriamente, por contar com bastante espaço. Para garantir conforto e comodidade, eram necessários muitos cômodos, todos grandes.

As cozinhas e áreas de serviço precisavam ser mais amplas. Também era indispensável contar com banheiros espaçosos, para atender com conforto a todos os moradores.

Além dos dormitórios para toda a família (três ou até quatro deles), os imóveis que contavam com dependência de empregada eram especialmente valorizados.

Em contrapartida, as áreas comuns como as conhecemos hoje, com diversos equipamentos de lazer, não despertavam tanto interesse. E, como a maioria das famílias possuía apenas um automóvel, vagas de garagem também não representavam grande apelo.

Mudança no perfil das famílias

Com o passar do tempo, os projetos arquitetônicos foram moldando-se às novas demandas das famílias, que foram mudando seu perfil. A primeira grande alteração foi no número de pessoas. Até a década de 1980, eram comuns os casais com três ou quatro filhos, média que caiu para a metade nos dias atuais. Essa mudança já reduziu bastante a necessidade de espaço.

Também contribuíram para a compactação dos apartamentos as alterações na rotina e nas demandas da família brasileira.  A ampla área interna dos imóveis foi substituída por serviços e equipamentos de lazer nas áreas comuns dos condomínios. Vaga de garagem — preferencialmente mais de uma — também seduz os compradores atualmente.

A precarização da acessibilidade, especialmente nas grandes cidades, jogou a localização para o topo das prioridades na hora de escolher o imóvel. Viver em áreas nobres, próximas ao trabalho e à escola, mesmo que em um imóvel menor, hoje vale mais a pena do que morar em um apartamento grande, porém distante.

Os apartamentos

Além do número de quartos, a metragem dos cômodos foi reduzida assim como a dependência de empregada. Com dimensões reduzidas, a área de serviço integrou-se à cozinha. A área social dos apartamentos antigos, com salas de estar e jantar, por exemplo, deu espaço à varanda, que hoje serve como principal espaço de convivência dessas unidades com a variação da varanda gourmet para receber amigos ou aproveitar ainda mais o espaço interno com a família.

Além disso, muitas atividades sociais, antes realizadas no próprio apartamento, passaram a ocorrer nos espaços comuns dos condomínios, em salões de festa, quiosques com churrasqueiras e espaços gourmet. Esses equipamentos são cada vez mais aprimorados para garantir o conforto de moradores e seus convidados.

Esses são alguns dos aspectos que você precisa considerar na hora de avaliar qual o tamanho de apartamento ideal para sua família. Avalie a melhor opção, sempre considerando que a aquisição de um imóvel é um investimento de longo prazo, e a unidade deve atender às demandas de todos os integrantes de sua família.

Você gostaria de saber mais noticias sobre o mercado imobiliário e sobre nossos empreendimentos? Então, assine nossa newsletter e receba todas as nossas novidades!

Compartilhe esse conteúdoShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Comentários

Telefone

Telefone:

(85) 3133.4050

Whatsapp do Cliente

Whatsapp p/ Clientes:

(85) 98628-0062

Whatsapp do Corretor

Whatsapp p/ Corretores:

(85) 98203-2700

E-mail

Enviar e-mail

jsimoes@jsimoes.com.br