Área do Cliente

Esqueceu a Senha?

Fidelidade Corretor


Esqueci minha senha

Dispositivo DR: o que é, por que é importante e mais!

18 de julho de 2017
dispositivo-dr

O uso constante de equipamentos eletrônicos de uso doméstico e problemas nas instalações residenciais podem potencializar um grande perigo a você e a sua família: o risco de acidentes elétricos.

Mas há um dispositivo que pode minimizar esta ameaça. Trata-se dos dispositivos DR, mecanismos que desarmam a corrente quando identificam um potencial perigo. E, para ajudá-lo a proteger sua casa e sua família, preparamos este post sobre como este dispositivo funciona e como deve ser instalado. Confira:

O que é o dispositivo DR?

O dispositivo Diferencial Residual (DR) é um interruptor que desliga automaticamente a corrente elétrica quando identifica alguma fuga de corrente ou vazamento de energia dos condutores. Ele desarma o disjuntor onde ocorreu a falha, prevenindo eventuais choques elétricos.

Como ele protege as pessoas de choques elétricos?

Ao desarmar o disjuntor, o dispositivo DR impede a passagem de energia, evitando o contato acidental com a rede elétrica, seja ele direto (quando a pessoa toca um equipamento energizado e não isolado) ou indireto (quando o contato se dá com uma parte metálica de algum equipamento que não deveria estar energizado, mas não se encontra devidamente isolado ou protegido).

O dispositivo desativa correntes elétricas de baixa intensidade, que geralmente não são detectadas pelos disjuntores comuns mas que podem ocasionar danos ao ser humano. Dependendo da situação, este tipo de acidente pode ser fatal.

Que tipo de acidente o dispositivo previne?

Há uma série de situações em que o dispositivo DR evita acidentes. Além dos choques elétricos, que podem ocasionar desde queimaduras até paradas cardíacas, evita também a ocorrência de curtos-circuitos e superaquecimento. Estes, por sua vez, podem desencadear aumento no consumo de energia, avarias em equipamentos e até provocar incêndios.

Como ele deve ser instalado?

O dispositivo DR deve ser instalado no próprio quadro de distribuição, sendo utilizado em cada ponto de energia elétrica, circuito ou grupo de circuitos. O mais recomendável é buscar o auxílio de um profissional habilitado para realizar a instalação do equipamento com toda a segurança.

Os dispositivos DR são obrigatórios?

De acordo com a NBR 5410, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, o uso do dispositivo é obrigatório em:

  • circuitos instalados em locais que tenham banheira ou chuveiro;
  • circuitos que abrigam alimentação de tomadas em áreas externas de edificações;
  • circuitos que têm pontos de uso em cozinhas, copas, áreas de serviço, lavanderias, garagens e outros locais que sejam molhados frequentemente ou sujeitos a lavagens;
  • circuitos que alimentam as tomadas em áreas internas que possam alimentar também equipamentos em áreas externas.

Fique atento! Acidentes com choques elétricos são mais comuns do que se imagina. Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), entre janeiro de 2016 e março de 2017, foram registradas 782 mortes envolvendo eletricidade no Brasil. Destes acidentes, 30% ocorreram dentro de casa, vitimando 236 pessoas.

A instalação dos dispositivos DR é medida importante para garantir sua segurança. E este é um dos cuidados que nos guiam na construção de nossos empreendimentos. Os empreendimentos da J.Simões contam com esses dispositivos já instalados.

Para saber um pouco mais sobre nossa preocupação com a segurança e o bem estar de sua família, entre em contado conosco. Temos todo o conhecimento necessário para ajudá-lo!

Compartilhe esse conteúdoShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Comentários

Telefone

Telefone:

(85) 3133.4050

Whatsapp do Cliente

Whatsapp p/ Clientes:

(85) 98628-0062

Whatsapp do Corretor

Whatsapp p/ Corretores:

(85) 98203-2700

E-mail

Enviar e-mail

jsimoes@jsimoes.com.br