Icone Instagram Icone Facebook Icone Youtube

Área do Cliente

Esqueceu a Senha?

Fidelidade Corretor


Esqueci minha senha

Uso do FGTS para compra de imóveis: vantagens e desvantagens

02 de outubro de 2018
fgts

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um direito garantido por lei para todo trabalhador brasileiro que é contratado através do regime de CLT.

Nesse caso, é a empresa contratante que realiza depósitos mensais em uma conta específica vinculada ao trabalhador para essa finalidade, equivalente a 8% do salário.

Bom, o fato é que é possível sacar o dinheiro do FGTS para a compra de imóveis, e muitas pessoas já fizeram isso para estarem mais próximas do sonho da casa própria.

Mas quais serão as vantagens e as desvantagens dessa utilização? Será que ainda vale a pena o uso do FGTS, mesmo em meio à crise econômica pela qual o país atravessa?

É o que você vai descobrir no post de hoje!

As vantagens do uso do FGTS para compra de imóveis

Para começo de conversa, saiba que os especialistas continuam recomendando o uso do FGTS para compra de imóveis, mesmo em meio à crise econômica, e por um motivo muito simples: ele rende muito pouco na conta, menos que a poupança.

Nesse caso, se você tem um alto valor de FGTS na conta, torna-se uma boa vantagem você utilizá-lo para comprar o imóvel à vistaou, ainda, ajudar na entrada ou na redução do tempo de parcelas, fazendo com que o imóvel seja seu em menos tempo.

Aliás, quanto à entrada, outro benefício do uso do FGTS é na hora de unir esse valor com o montante que você já está juntando e, assim, dar um valor bem maior. Consequentemente, o financiamento do restante do imóvel será menor, assim como as parcelas.

Outra vantagem é que a partir de janeiro de 2019, as novas regrasdo FGTS devem ampliar o teto do imóvel financiado via SFH (Sistema Financeiro de Habitação), o que, na prática, garante que você adquira um imóvel de maior valor, mas continuando a pagar juros menores, de, no máximo 12% ao ano. Aliás, com um bom saldo de FGTS, é possível até mesmo negociar juros menores.

Então, recapitulando, é muito vantajoso você utilizar o FGTS para:

  • compraro seu imóvel próprio;
  • amortizar ou liquidar o saldo devedor do financiamento;
  • pagar parte do valor das prestações (diminuindo em até 80% o valor delas em até 12 meses consecutivos, via SFH).

Mas, agora, vamos a outro ponto:

Existe uma desvantagem do uso do FGTS para compra de imóveis

Bom, é fato que usar o FGTS para comprar o seu imóvel é, sim, uma excelente opção – até mesmo por conta do baixo rendimento que ele tem parado na conta e não existe uma desvantagem em si, mas algo ligado a esse tema.

Precisamos falar sobre um ponto que pode se tornar uma desvantagem: a falta de planejamento. Em outras palavras, a falta de uma reserva financeira.

Vamos supor que você tenha um bom montante de FGTS na conta e decide usá-lo para dar entrada no imóvel. Tudo vai bem, os valores das parcelas são tranquilos para você pagar até, que, ocorre uma emergência financeira e você precise de dinheiro, como, por exemplo, no caso da perda do emprego.

Se você não tiver uma reserva financeira para esses momentos, então, na prática, pode até ter adiantado utilizar o FGTS para o financiamento, mas, lá na frente, você vai continuar precisando de mais dinheiro para honrar os compromissos.

Nesse e em todos os demais casos, especialistas recomendam que para que se evite dores de cabeça futuras, o ideal é que você monte primeiro a sua reserva financeira e, depois, utilize o FGTS.

De um modo geral, recomenda-se que ela seja o valor equivalente a, pelo, menos 6 meses do total de todos os gastos da família, considerando as prestações do financiamento.

Esse valor será utilizado somente em caso de emergência, o que garante um suporte a mais para você seguir com seu financiamento sem prejudicar as suas finanças, até você se recuperar. Assim, você poderá utilizar o seu FGTS para aliviar os encargos.

Viu só? Na verdade, não há uma desvantagem propriamente relacionada ao uso do FGTS – é apenas uma questão de planejamento financeiro.

E então, o que fazer?

Se você já está preparado e com a reserva financeira devidamente montada, então é hora de partir para a ação e utilizar, sim, o seu FGTS para comprar o tão sonhado imóvel!

Nesse caso, temos até um post que reúne todas as informações para te ajudar: Como usar o FGTS para comprar o imóvel novo.

Leia atentamente e se ficou com alguma dúvida, é só deixar o seu comentário ou entrar em contato conosco. Até a próxima!

Compartilhe esse conteúdoShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Comentários

Telefone

Telefone:

(85) 3133.4050

Whatsapp do Cliente

Whatsapp p/ Clientes:

(85) 98628-0062

Whatsapp do Corretor

Whatsapp p/ Corretores:

(85) 98203-2700