Icone Instagram Icone Facebook Icone Youtube

Área do Cliente

Esqueceu a Senha?

Fidelidade Corretor


Esqueci minha senha

Cozinhas compactas: qual a melhor maneira de planejar a sua?

25 de setembro de 2018
pexels-photo-279648

Dizem que a cozinha é o coração da casa. E até que é verdade, não é mesmo? Por isso, não é à toa que elas devem receber uma atenção especial para ficarem modernas e confortáveis – e isso inclui as chamadas cozinhas compactas.

Aliás, ter uma cozinha compacta não significa ter uma cozinha pequena, mas sim, um ambiente otimizado e bem planejadopara tornar a sua vida a mais prática possível.

Então, como planejá-la e organizá-la? Separamos ótimas dicas!

1. Invista em armários

Cozinhas compactas estão diretamente ligadas a armários planejados. Isso porque com o devido planejamento, é possível aproveitar cada canto e deixar a circulação a mais livre possível.

Também considere incluir armários que podem ir até o teto, por exemplo, caso a sua cozinha seja bem compacta. Desse modo, você consegue guardar itens que utiliza menos e deixar à mostra e ao alcance apenas os que mais utiliza, e, de quebra, evita acúmulo de poeira em cima do armário.

Outra dica para otimizar o espaço e a circulação é evitar puxadores grandes e pesados, que podem deixar o ambiente mais carregado.

2. Planeje a iluminação

A iluminação faz toda a diferença para proporcionar mais conforto em cozinhas compactas. Além disso, ela é essencial até mesmo para que não haja interferência no preparo das refeições. A falta de iluminação em cima da pia, por exemplo, pode gerar sombra e prejudicar a visão durante a noite.

Atualmente, os designers e arquitetos costumam misturar luzes quentes e frias em cozinhas compactas. A iluminação fria e branca, por exemplo, deve ser posicionada nas estações de trabalho, até mesmo para conseguir enxergar toda sujeira e limpar com mais facilidade. Já a iluminação quente pode ser utilizada em bancadas ou mesas para as refeições.

3. Escolha poucos (e pequenos) eletrodomésticos

Embora atualmente haja muitas opções de eletrodomésticos que prometem otimizar a nossa rotina, você precisa levar em conta que cozinhas compactas precisam ser práticas – e isso inclui a frase “menos é mais”.

Portanto, tenha apenas os eletrodomésticos que você utiliza e doe (ou venda) os que não precisa. Além disso, escolha modelos menores, como fogões / cooktops, geladeiras e fornos, para que se encaixem melhor no ambiente sem você ter que sacrificar circulação e nem espaço nos armários.

4. Aproveite todos os espaços

Essa dica pode parecer clichê, mas o fato é que você consegue, sim, aproveitar todos os cantos de cozinhas compactas. Quer exemplos?

Você pode instalar gavetões embaixo da bancada para guardar panelas ou alimentos, ou, até mesmo, instalar uma pequena bancada para fazer um canto do café.

E por falar em aproveitar todos os espaços:

5. Invista em prateleiras e alças

Em cozinhas compactas, vale a pena aproveitar ao máximo as paredes, incluindo o espaço entre a pia e o armário aéreo, por exemplo. Nesse caso, você pode instalar prateleiras, pegboards, ganchos e até alças para pendurar utensílios, como facas, espátulas, vasos com temperos, etc.

Além de deixarem esses acessórios sempre à mão, também serve para uma decoração moderna. E por falar em utensílios:

6. Deixe os utensílios que mais usa ao alcance

Seja o porta tempero, a tábua de corte, talheres para cozinhar ou o escorredor de louça, cozinhas compactas e otimizadas são aquelas que os principais utensílios estão sempre à mão.

E isso não quer dizer que o resultado é uma bancada desorganizada, muito pelo contrário: com planejamento (e seguindo a dica anterior), os utensílios darão um charme a mais na decoração e tirarão aquela aparência de “cozinha de revista”, ou seja, aquela que parece que nunca é utilizada.

7. Cores claras valorizam ainda mais cozinhas compactas

Por fim, opte por deixar a cozinha com tons claros, seja no piso, nas paredes e nos armários. Dessa forma, o ambiente proporciona uma sensação de amplitude e leveza.

Deixe para acrescentar cores mais fortes nos objetos ou em pequenos pontos da cozinha, como, por exemplo, utilizando ladrilhos coloridos em cima da pia, ou destacando apenas uma das paredes com pastilhas de vidro, separando a cozinha da área de serviço.

Também aposte nos eletrodomésticos coloridos, que podem ser expostos dando mais sofisticação ao ambiente ou, ainda, em uma pequena área verde com uma horta vertical ou em vasos expostos em uma prateleira.

E então, o que achou das dicas? Cozinhas compactas podem ser perfeitamente adaptadas à sua rotina, deixando a sua vida bem mais prática e leve.

Aproveite e conheça agora mesmo outras 4 dicas para viver confortavelmente em apartamentos compactos– em todos os seus cômodos. Até a próxima!

Fotos: Viva Decora.

Compartilhe esse conteúdoShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Comentários

Telefone

Telefone:

(85) 3133.4050

Whatsapp do Cliente

Whatsapp p/ Clientes:

(85) 98628-0062

Whatsapp do Corretor

Whatsapp p/ Corretores:

(85) 98203-2700