Incorpore novos hábitos para uma vida saudável

Incorpore novos hábitos para uma vida saudável

Incorpore novos hábitos para uma vida saudável

Incorporar novos hábitos para uma vida saudável é uma tarefa fundamental nos dias de hoje.

Estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgadono portal de notícias O Estado de S. Paulo mostra que em 2060, o Brasil terá 5 milhões de idosos com 90 anos de idade (ou mais). Desse modo, a expectativa de vida média do brasileiro chegará aos 81 anos e 2 meses.

Então, eis o veredito: precisamos começar hoje mesmo a criar novos hábitos para fazermos parte dessa estatística, mas sem abrirmos mão de um envelhecimento saudável.

Portanto, a seguir separamos 6 sugestões de novos hábitos para você:

1. Aprenda a respirar (e a sentir a respiração)

Por mais que você tenha uma rotina agitada, separe os primeiros minutos do seu dia para sentir a sua respiração.

A forma mais simples para você se desligar um pouco e se preparar para as suas tarefas é separando alguns minutos (comece com 5 minutos) sentando-se de maneira confortável em um local calmo, fechando os olhos e sentindo a sua respiração. Se for em um cantinho com o sol da manhã, melhor ainda.

Aliás, esse é um bom momento para você aproveitar e treinar a forma correta de se respirar: inspire o ar pelo nariz enchendo o seu abdômen (e não o seu tórax) e solte o ar pela boca esvaziando o abdômen.

Além de aumentar a oxigenação dos tecidos e das células do seu corpo, uma respiração certa elimina toxinas e energiza corpo e mente.

2. Reveja a sua alimentação

Aqui não estamos falando de dietas e nem de alimentação restritiva (a menos que você tenha orientação médica).

Novos hábitos de alimentação devem ser colocados aos poucos e todos os dias em nossa rotina.

Você pode começar incluindo um prato de salada colorida antes do prato principal do almoço e do jantar, diminuindo aquele cafezinho de toda hora, substituindo um doce industrializado por uma fruta adocicada… Para que os resultados sejam ainda mais perceptíveis em sua saúde, conte com uma orientação nutricional nos primeiros meses até criar o hábito.

3. More em um bairro com boa localização

Morar em um bairro bem localizadocertamente vai te ajudar a incorporar novos hábitos para uma vida saudável.

Afinal, morar perto do mercado, da academia, do calçadão da praia ou de uma praça bonita e arborizada vão te incentivar a caminhar mais, a tomar um pouco de sol e a fugir do sedentarismo e do trânsito parado.

Se você mora em um local assim, aproveite esse privilégio e explore mais o seu bairro a pé ou de bicicleta. Se não mora, talvez seja hora de se mudar.

4. Escolha um condomínio que ofereça área de lazer para seu bem estar e exercícios

Morar em um condomínio que ofereça opções de bem estar para os moradores, como espaço fitness bem estruturado, certamente isso é um bálsamo dentro de uma rotina agitada.

Aliás, eles são feitos para você se mexer – que é um dos novos hábitos mais do que fundamentais para você ter uma vida saudável.

Se você ainda não está convencido disso, eis alguns benefícios das atividades físicas:

  • previne e/ou controla doenças como hipertensão e diabetes;
  • reduz a pressão arterial nas 24 horas subsequentes à atividade;
  • o cérebro fica mais afiado e você consegue trabalhar melhor;
  • estimula a produção de novos neurônios e ajuda na memória;
  • combate e/ ou previne a obesidade, etc.

5. Beba água para uma vida saudável

A água transporta hormônios, nutrientes e oxigênio, sem falar de outros componentes das células. Isso por si só já nos faz correr para encher a garrafinha, não é mesmo?

Então, incorpore em sua rotina o uso de uma garrafinha para não se esquecer de se manter hidratado durante todo o dia. É a água que vai levar as toxinas das células para os seus rins, desintoxicando o seu organismo. É ela também que ajuda a regular a temperatura do seu corpo.

A falta de água pode resultar em casos graves de desidratação, sem falar no ressecamento da pele e dos cabelos, além de travar o intestino e comprometer a saúde dos seus rins.

6. Planeje o seu dia para que os novos hábitos sejam realmente implementados

Se você quer incorporar novos hábitos para uma vida saudável então você precisa planejar o seu dia. Eis algumas dicas:

  • Tenha uma agenda, que pode ser tanto de papel quanto algum aplicativo no seu smartphone.
  • Anote as tarefas do seu dia e comece optando pelas tarefas mais urgentes e importantes (que não podem ser deixadas para depois porque podem causar consequências ruins).
  • Estabeleça uma rotina para conciliar as suas tarefas profissionais, tarefas da casa e tarefas familiares. Se permita, ainda, tirar folga de toda essa correria de vez em quando.

Sabemos que incorporar novos hábitos para uma vida saudável não é uma tarefa fácil – mas é possível e se feito com sucesso, a sua vida vai mudar completamente para melhor.

Ainda falando sobre esse assunto, separamos outro post que fala sobre um novo conceito que surgiu: o wellness. Saiba o que é isso e como você pode adotá-lo na escolha do lugar em que mora ou pretende morar. Até a próxima.

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