Entre em contato no whatsapp

Qual assunto deseja tratar?

Absoluto Parque do Cocó Azzurra Aldeota J.Smart Vicente Leite J.Smart José Vilar Serenitá Residence Sou Corretor de Imóveis Já sou Cliente
Icone Instagram Icone Facebook Icone Youtube

Área do Cliente

Esqueceu a Senha?

Fidelidade Corretor


Esqueci minha senha

Saiba como funciona um financiamento. Financiar ou comprar à vista?

22 de novembro de 2017
143342-saiba-como-funciona-um-financiamento-financiar-ou-comprar-a-vista

Você sabe, com detalhes, como funciona um financiamento? A modalidade é de grande ajuda para quem quer adquirir imóveis e não tem todo dinheiro necessário para pagar à vista. Apesar de ser uma maneira de facilitar, os financiamentos também têm juros, o que acaba alterando o valor final da compra. Além disso, há outros pontos que precisam ser destacados em relação à modalidade.

O que é melhor: financiar ou comprar à vista? Para responder essa dúvida, o melhor a se fazer é conhecer um pouco melhor o financiamento e então comparar os dois métodos. Continue a leitura e confira!

Qual o conceito de financiamento?

Para entender como funciona um financiamento, é importante saber seu conceito. Ele é um produto financeiro oferecido por bancos a quem pretende comprar casa própria. Nessa modalidade, o banco paga ao dono do imóvel e passa a receber as parcelas do comprador, que pode quitar com certas facilidades.

Entre essas vantagens estão a flexibilidade no que diz respeito ao tempo para quitar e também o valor das parcelas , facilitando a vida de quem está em busca do objetivo de ter seu imóvel próprio.

A parte menos interessante são os juros, que podem encarecer o preço final do imóvel. Além disso, há outras taxas que aumentam o custo total da transação — por isso, é primordial saber de todas as condições pertinentes à ela.

Tipos de financiamento

Há três maneiras de fazer o financiamento: por meio dos fundos do FGTS, pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE) e direto com as construtoras. Cada uma dessas modalidades tem seu próprio modelo de funcionamento e todas exigem alguns requisitos e uma série de documentos.

Na modalidade do FGTS, há uma limitação em relação a renda do comprador, que nesse caso utiliza os valores em seu fundo para ajudar a custear o imóvel. Esse financiamento é feito pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), apresentando juros mais baixos.

Já no financiamento pelo SBPE, não há nenhum tipo de limitação quanto à renda, mas as taxas podem ser maiores,  se o imóvel estiver dentro dos limites da tabela SFH. Caso ultrapasse, pode ser maior.

Junto às construtoras, o comprador tem uma maior flexibilidade no que diz respeito aos juros e ao tempo para quitação total do imóvel. As empresas fazem o processo sob a administração de um banco.

É melhor financiar ou pagar à vista?

Essa resposta deve ser tomada com base em alguns dados importantes. O primeiro dele é em relação a taxa Selic. Quando ela está acima de 20%, ou seja, muito provavelmente mais alta que os juros habitacionais, é interessante mesclar o pagamento.

Assim, o melhor nesse caso é dar uma entrada para diminuir o valor a ser pago e aplicar o restante do dinheiro, tendo em vista que as taxas estão favoráveis à rentabilidade dele.

É importante também levar em consideração que o pagamento à vista traz consigo a possibilidade de descontos significativos que podem ser dados pelo comprador. No caso haja um abatimento de seu valor total, torna-se interessante pagar de uma só vez.

Para quem não tem nenhum dinheiro de reserva ou investimentos, o financiamento é a modalidade mais interessante para sair do aluguel, ainda com a existência dos juros. Por vezes, as despesas mensais são próximas ou até mesmo iguais a parcela de um imóvel próprio — o que é muito mais vantajoso a longo prazo.

Agora que você sabe como funciona um financiamento, pode decidir qual modalidade de pagamento poderá atendê-lo melhor. E, caso tenha amigos que também estão com dúvidas sobre o tema, compartilhe este post em suas redes sociais para que eles se informem!

Compartilhe esse conteúdoShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Comentários

Telefone

Telefone:

(85) 3133.4050

Whatsapp do Cliente

Whatsapp p/ Clientes:

(85) 98628-0062

Whatsapp do Corretor

Whatsapp p/ Corretores:

(85) 98203-2700

E-mail

Enviar e-mail

jsimoes@jsimoes.com.br