Área do Cliente

Esqueceu a Senha?

Fidelidade Corretor


Esqueci minha senha

Saiba como funciona um financiamento. Financiar ou comprar à vista?

22 de novembro de 2017
143342-saiba-como-funciona-um-financiamento-financiar-ou-comprar-a-vista

Você sabe, com detalhes, como funciona um financiamento? A modalidade é de grande ajuda para quem quer adquirir imóveis e não tem todo dinheiro necessário para pagar à vista. Apesar de ser uma maneira de facilitar, os financiamentos também têm juros, o que acaba alterando o valor final da compra. Além disso, há outros pontos que precisam ser destacados em relação à modalidade.

O que é melhor: financiar ou comprar à vista? Para responder essa dúvida, o melhor a se fazer é conhecer um pouco melhor o financiamento e então comparar os dois métodos. Continue a leitura e confira!

Qual o conceito de financiamento?

Para entender como funciona um financiamento, é importante saber seu conceito. Ele é um produto financeiro oferecido por bancos a quem pretende comprar casa própria. Nessa modalidade, o banco paga ao dono do imóvel e passa a receber as parcelas do comprador, que pode quitar com certas facilidades.

Entre essas vantagens estão a flexibilidade no que diz respeito ao tempo para quitar e também o valor das parcelas , facilitando a vida de quem está em busca do objetivo de ter seu imóvel próprio.

A parte menos interessante são os juros, que podem encarecer o preço final do imóvel. Além disso, há outras taxas que aumentam o custo total da transação — por isso, é primordial saber de todas as condições pertinentes à ela.

Tipos de financiamento

Há três maneiras de fazer o financiamento: por meio dos fundos do FGTS, pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE) e direto com as construtoras. Cada uma dessas modalidades tem seu próprio modelo de funcionamento e todas exigem alguns requisitos e uma série de documentos.

Na modalidade do FGTS, há uma limitação em relação a renda do comprador, que nesse caso utiliza os valores em seu fundo para ajudar a custear o imóvel. Esse financiamento é feito pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), apresentando juros mais baixos.

Já no financiamento pelo SBPE, não há nenhum tipo de limitação quanto à renda, mas as taxas podem ser maiores,  se o imóvel estiver dentro dos limites da tabela SFH. Caso ultrapasse, pode ser maior.

Junto às construtoras, o comprador tem uma maior flexibilidade no que diz respeito aos juros e ao tempo para quitação total do imóvel. As empresas fazem o processo sob a administração de um banco.

É melhor financiar ou pagar à vista?

Essa resposta deve ser tomada com base em alguns dados importantes. O primeiro dele é em relação a taxa Selic. Quando ela está acima de 20%, ou seja, muito provavelmente mais alta que os juros habitacionais, é interessante mesclar o pagamento.

Assim, o melhor nesse caso é dar uma entrada para diminuir o valor a ser pago e aplicar o restante do dinheiro, tendo em vista que as taxas estão favoráveis à rentabilidade dele.

É importante também levar em consideração que o pagamento à vista traz consigo a possibilidade de descontos significativos que podem ser dados pelo comprador. No caso haja um abatimento de seu valor total, torna-se interessante pagar de uma só vez.

Para quem não tem nenhum dinheiro de reserva ou investimentos, o financiamento é a modalidade mais interessante para sair do aluguel, ainda com a existência dos juros. Por vezes, as despesas mensais são próximas ou até mesmo iguais a parcela de um imóvel próprio — o que é muito mais vantajoso a longo prazo.

Agora que você sabe como funciona um financiamento, pode decidir qual modalidade de pagamento poderá atendê-lo melhor. E, caso tenha amigos que também estão com dúvidas sobre o tema, compartilhe este post em suas redes sociais para que eles se informem!

Compartilhe esse conteúdoShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Comentários

Telefone

Telefone:

(85) 3133.4050

Whatsapp do Cliente

Whatsapp p/ Clientes:

(85) 98628-0062

Whatsapp do Corretor

Whatsapp p/ Corretores:

(85) 98203-2700

E-mail

Enviar e-mail

jsimoes@jsimoes.com.br