Icone Instagram Icone Facebook Icone Youtube

Área do Cliente

Esqueceu a Senha?

Fidelidade Corretor


Esqueci minha senha

Meu apartamento ficou pequeno. Vale a pena trocar?

20 de dezembro de 2017
apartamento pequeno

Se o apartamento ficou pequeno é prudente avaliar com cuidado as possibilidades para resolver o problema.

Por melhor que seja o planejamento, ao adquirir um imóvel estamos sujeitos às mudanças da vida. Situações inesperadas ou até mesmo a modificação consciente dos planos podem ter impacto direto sobre a moradia.

A família pode crescer com a chegada de um bebê, de um parente mais velho que vem morar em casa ou de um bichinho de estimação que surge.

Fatos como esses transformam a rotina da casa e podem exigir mudanças na configuração do layout, porque o apartamento ficou pequeno e será preciso realocar ou eliminar paredes, trocar a mobília etc.

Para resolver o problema, os caminhos mais comuns são reformar ou trocar de imóvel. Nós vamos te explicar o passo a passo de cada solução para te ajudar a decidir pela melhor.

Quer reformar porque o apartamento ficou pequeno?

Reformar o apartamento pode ser uma decisão mais econômica, do ponto de vista financeiro. No entanto, há outros “custos” envolvidos no processo: transtorno e tempo.

Veja como acontece uma reforma:

Antes

Para que a reforma seja bem sucedida, é fundamental contar com profissionais especializados e formalizar a contratação, especificando as questões técnicas, responsabilidades, prazos etc.

Além disso, por questões de segurança, é essencial planejar o projeto da reforma a partir das plantas técnicas do empreendimento: planta baixa e projetos de instalações prediais,  como plantas com os pontos elétricos, hidráulicos, gás e ar condicionado. Nem pense em reformar sem esses papéis na mão. Vigas e pilares não são brincadeira!

Durante

Enquanto acontece a reforma, geralmente, torna-se inviável habitar o imóvel, por vários motivos: sujeira, barulho, movimentação de materiais e entulho, espaço necessário para a equipe trabalhar.

Por isso, antes da reforma começar é bom estimar direitinho a sua duração para providenciar um lugar adequado que acomode as pessoas, seus pertences e objetos que tenham que ser retirados do apartamento durante esse período.

A reforma deve começar com a preparação do local, que inclui a retirada da mobília e a proteção de paredes, batentes, pisos, portas e janelas para evitar que sejam riscados ou fiquem sujos.

Depois da demolição e retirada do entulho, começa a reconstrução. Em seguida é a vez de reparar ou modificar as instalações elétricas, hidráulicas, ar condicionado e automação. Em alguns casos se faz necessário cuidar também das áreas de gesso, instalar bancadas, mármores e granitos.

Na sequência vêm os cuidados com a pintura e ou revestimentos de parede e piso.  Luminárias e móveis planejados são os próximos passos e, por último, a marcenaria e instalação de móveis planejados, se houverem.

Para encerrar, é importante realizar a limpeza pesada, pós-obra. A partir daí a família pode organizar a volta para casa.

Note que são muitas etapas e diferentes profissionais envolvidos em uma reforma. O risco de alguma coisa dar errado e prejudicar o que vem depois, atrasando o cronograma e aumentando o custo total da obra, é grande.

O apartamento ficou pequeno? Troque!

A necessidade de ir para um imóvel maior pode ser a oportunidade de renovar de vez. Comprar outro imóvel, mudar de endereço.

apartamento pequeno

Adquirir um apartamento novo ao invés de reformar porque o apartamento ficou pequeno é a oportunidade de aumentar o patrimônio e começar uma nova fase de vida em um lugar novo.

Conheça o processo de compra de um apartamento:

Antes

O primeiro passo é o planejamento financeiro para investir em um bem de alto valor, além dos outros custos envolvidos na mudança: taxas de cartório, transporte, remobília e decoração.

Com tudo organizado, tem início a busca pelo apartamento pronto para morar que seja ideal para suprir as necessidades e preferências da família. Começa, então, a pesquisa de bairros e as visitas aos imóveis.

Durante

Uma vez que o imóvel perfeito tenha sido encontrado, é feita a negociação e a apresentação da documentação para comprar o apartamento.

Depois vem a assinatura do compromisso de compra e venda, e chega a fase do registro do imóvel em cartório. Em seguida, no caso do imóvel pronto a mudança já pode ser feita.

A compra de um imóvel de uma construtora ou incorporadora é um ato regulado pela legislação, amparado pelo Código de Defesa do Consumidor. A compra de um imóvel usado, via imobiliária, também.

Se o apartamento ficou pequeno, trocar de imóvel tende a ser uma escolha mais segura, menos trabalhosa e com menos riscos de imprevistos que atrapalhem o plano da mudança, do que reformar o imóvel atual.

E você? Acha que é melhor reformar ou trocar de imóvel quando o espaço fica pequeno em casa? Já passou por essa situação? Conte pra gente nos comentários

Compartilhe esse conteúdoShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Comentários

Telefone

Telefone:

(85) 3133.4050

Whatsapp do Cliente

Whatsapp p/ Clientes:

(85) 98628-0062

Whatsapp do Corretor

Whatsapp p/ Corretores:

(85) 98203-2700

E-mail

Enviar e-mail

jsimoes@jsimoes.com.br