Entre em contato no whatsapp

Qual assunto deseja tratar?

Absoluto Parque do Cocó Azzurra Aldeota J.Smart Vicente Leite J.Smart José Vilar Serenitá Residence Sou Corretor de Imóveis Já sou Cliente
Icone Instagram Icone Facebook Icone Youtube

Área do Cliente

Esqueceu a Senha?

Fidelidade Corretor


Esqueci minha senha

Financiamento Bancário: vou conseguir pagar?

25 de janeiro de 2018
financiamento bancário

O financiamento bancário pode ser a melhor alternativa para comprar o seu apartamento, dependendo da sua fase de vida. O receio mais comum a respeito do financiamento bancário é sobre conseguir pagar o compromisso financeiro a longo prazo.

Para ter tranquilidade ao tomar a decisão de fazer um crédito imobiliário, é preciso se organizar e fazer um bom planejamento financeiro.

Confira algumas dicas de como você pode se preparar para realizar o sonho de morar em um imóvel próprio e conseguir pagar o financiamento bancário sem se atrapalhar.

Orçamento doméstico

O primeiro passo antes de dar entrada em um financiamento bancário é organizar o orçamento da família.

Um orçamento doméstico organizado é baseado em:

1. Classificação de despesas e receitas

  • Identificar quais são as despesas mensais e eventuais da família, aquelas que acontecem apenas em períodos específicos do ano, como IPVA, IPTU etc.;

  • Perceber quais custos podem ser “cortados” ou reduzidos em uma situação de emergência e o que é gasto essencial;

  • Calcular o valor líquido da renda familiar.

2. Equilíbrio financeiro

Sabendo direitinho quanto, quando e você recebe e como gasta o seu dinheiro, fica fácil identificar se a administração do seu orçamento está sendo bem feita ou não. A conta é simples: não deve sair mais dinheiro do que entra.

3. Fundo de reserva

Além de haver equilíbrio entre a entrada e saída de dinheiro no orçamento doméstico, é fundamental que “sobre” dinheiro no orçamento mensal da família para compor um fundo de reserva, uma poupança para os imprevistos e situações emergenciais.

4. Planejamento financeiro

A partir do orçamento doméstico mensal bem organizado, é possível fazer um planejamento financeiro para avaliar a sua capacidade de pagamento de um financiamento bancário de longo prazo.

Inclua no seu planejamento financeiro o valor das parcelas de financiamento e também a previsão de todas as despesas relacionadas à compra do imóvel, como:

  • Custos de documentação;

  • Reforma/acabamento;

  • Seguro do imóvel;

  • Taxas e impostos;

  • Condomínio;

  • Mudança;

  • Mobília.

Com base nesta estimativa você consegue saber como vai ficar a sua vida financeira a partir do financiamento imobiliário.

Recursos alternativos para o financiamento bancário

Caso você identifique que ainda não é o momento de assumir um financiamento imobiliário com o orçamento doméstico atual, considere algumas variações no seu planejamento financeiro para que o financiamento seja possível.

1. Fundo de Garantia

Consulte se você tem saldo do FGTS e considere utilizar este valor para dar entrada no apartamento. Reduza o valor total do valor a ser financiado e diminua o valor ou prazo de pagamento das parcelas. Lembre-se que a cada dois anos você pode fazer um novo abatimento do saldo devedor com o seu FGTS.

2. Patrimônio atual

Avalie se há possibilidade de aumentar a capitalização, vendendo bens como carro, moto etc. Outra possibilidade é dar outro imóvel como parte do pagamento do novo apartamento, diminuindo também o valor da mensalidade do crédito.

3. Renda extra

Verifique se é possível aumentar a renda familiar a partir de atividades extras, trabalho remoto, freelancer, prestação de serviço eventual etc. Ao aumentar a margem de segurança do seu orçamento doméstico fica mais fácil assumir as prestações.

4. Aplicações financeiras

Ao utilizar este recurso, compare o rendimento atual das suas reservas financeiras e a relação ao abatimento do financiamento. Veja se é uma estratégica economicamente interessante para reduzir o valor total financiado.

5. Disciplina

Esta é a palavra-chave para qualquer plano na vida, inclusive, para a compra do imóvel próprio.

Comprometa-se com o seu planejamento financeiro para conseguir pagar direitinho o compromisso assumido e colha os frutos de morar no que é seu com tranquilidade.

Faça uma reflexão se esta é a hora de comprar o seu apartamento, organize seu orçamento doméstico e faça um bom planejamento financeiro para comprar o seu apartamento e morar no que é seu.

Precisa de mais informações para avaliar se vai fazer um financiamento bancário e conseguir pagar direitinho?

Leia outros posts sobre as formas de comprar o seu imóvel e conheça o nosso blog.

Compartilhe esse conteúdoShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Comentários

Telefone

Telefone:

(85) 3133.4050

Whatsapp do Cliente

Whatsapp p/ Clientes:

(85) 98628-0062

Whatsapp do Corretor

Whatsapp p/ Corretores:

(85) 98203-2700

E-mail

Enviar e-mail

jsimoes@jsimoes.com.br