Icone Instagram Icone Facebook Icone Youtube

Área do Cliente

Esqueceu a Senha?

Fidelidade Corretor


Esqueci minha senha

Financiamento Bancário: vou conseguir pagar?

25 de janeiro de 2018
financiamento bancário

O financiamento bancário pode ser a melhor alternativa para comprar o seu apartamento, dependendo da sua fase de vida. O receio mais comum a respeito do financiamento bancário é sobre conseguir pagar o compromisso financeiro a longo prazo.

Para ter tranquilidade ao tomar a decisão de fazer um crédito imobiliário, é preciso se organizar e fazer um bom planejamento financeiro.

Confira algumas dicas de como você pode se preparar para realizar o sonho de morar em um imóvel próprio e conseguir pagar o financiamento bancário sem se atrapalhar.

Orçamento doméstico

O primeiro passo antes de dar entrada em um financiamento bancário é organizar o orçamento da família.

Um orçamento doméstico organizado é baseado em:

1. Classificação de despesas e receitas

  • Identificar quais são as despesas mensais e eventuais da família, aquelas que acontecem apenas em períodos específicos do ano, como IPVA, IPTU etc.;

  • Perceber quais custos podem ser “cortados” ou reduzidos em uma situação de emergência e o que é gasto essencial;

  • Calcular o valor líquido da renda familiar.

2. Equilíbrio financeiro

Sabendo direitinho quanto, quando e você recebe e como gasta o seu dinheiro, fica fácil identificar se a administração do seu orçamento está sendo bem feita ou não. A conta é simples: não deve sair mais dinheiro do que entra.

3. Fundo de reserva

Além de haver equilíbrio entre a entrada e saída de dinheiro no orçamento doméstico, é fundamental que “sobre” dinheiro no orçamento mensal da família para compor um fundo de reserva, uma poupança para os imprevistos e situações emergenciais.

4. Planejamento financeiro

A partir do orçamento doméstico mensal bem organizado, é possível fazer um planejamento financeiro para avaliar a sua capacidade de pagamento de um financiamento bancário de longo prazo.

Inclua no seu planejamento financeiro o valor das parcelas de financiamento e também a previsão de todas as despesas relacionadas à compra do imóvel, como:

  • Custos de documentação;

  • Reforma/acabamento;

  • Seguro do imóvel;

  • Taxas e impostos;

  • Condomínio;

  • Mudança;

  • Mobília.

Com base nesta estimativa você consegue saber como vai ficar a sua vida financeira a partir do financiamento imobiliário.

Recursos alternativos para o financiamento bancário

Caso você identifique que ainda não é o momento de assumir um financiamento imobiliário com o orçamento doméstico atual, considere algumas variações no seu planejamento financeiro para que o financiamento seja possível.

1. Fundo de Garantia

Consulte se você tem saldo do FGTS e considere utilizar este valor para dar entrada no apartamento. Reduza o valor total do valor a ser financiado e diminua o valor ou prazo de pagamento das parcelas. Lembre-se que a cada dois anos você pode fazer um novo abatimento do saldo devedor com o seu FGTS.

2. Patrimônio atual

Avalie se há possibilidade de aumentar a capitalização, vendendo bens como carro, moto etc. Outra possibilidade é dar outro imóvel como parte do pagamento do novo apartamento, diminuindo também o valor da mensalidade do crédito.

3. Renda extra

Verifique se é possível aumentar a renda familiar a partir de atividades extras, trabalho remoto, freelancer, prestação de serviço eventual etc. Ao aumentar a margem de segurança do seu orçamento doméstico fica mais fácil assumir as prestações.

4. Aplicações financeiras

Ao utilizar este recurso, compare o rendimento atual das suas reservas financeiras e a relação ao abatimento do financiamento. Veja se é uma estratégica economicamente interessante para reduzir o valor total financiado.

5. Disciplina

Esta é a palavra-chave para qualquer plano na vida, inclusive, para a compra do imóvel próprio.

Comprometa-se com o seu planejamento financeiro para conseguir pagar direitinho o compromisso assumido e colha os frutos de morar no que é seu com tranquilidade.

Faça uma reflexão se esta é a hora de comprar o seu apartamento, organize seu orçamento doméstico e faça um bom planejamento financeiro para comprar o seu apartamento e morar no que é seu.

Precisa de mais informações para avaliar se vai fazer um financiamento bancário e conseguir pagar direitinho?

Leia outros posts sobre as formas de comprar o seu imóvel e conheça o nosso blog.

Compartilhe esse conteúdoShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Comentários

Telefone

Telefone:

(85) 3133.4050

Whatsapp do Cliente

Whatsapp p/ Clientes:

(85) 98628-0062

Whatsapp do Corretor

Whatsapp p/ Corretores:

(85) 98203-2700

E-mail

Enviar e-mail

jsimoes@jsimoes.com.br