Área do Cliente

Esqueceu a Senha?

Fidelidade Corretor


Esqueci minha senha

Filhos! Devo comprar ou alugar um imóvel?

27 de dezembro de 2017
filhos

Decidir comprar ou alugar um imóvel é um dos dilemas que surgem, ao menos uma vez, durante a vida adulta. Especialmente com a chegada dos filhos essa dúvida pode se intensificar.

Esse post aponta informações importantes e traz pontos positivos (+) e negativos (-) de cada opção (comprar ou alugar um imóvel) para te ajudar a refletir sobre a melhor escolha para você sua família.

Afinal, trata-se de uma escolha que, se feita sem conhecimento ou planejamento, pode trazer consigo uma boa dose de stress e prejuízo financeiro

Vantagens e desvantagens ao alugar um imóvel

a. Mobilidade  (+)

Morando de aluguel, você tem a flexibilidade de poder mudar-se conforme as necessidades que forem surgindo na vida. Inclusive, de acordo com a Lei do Inquilinato, é possível mudar-se sem a necessidade de pagar multa rescisória a partir de 12 meses do contrato de locação.

Porém, vale lembrar que qualquer mudança, por menor que seja, será sempre acompanhada por custos e uma boa dose de dor de cabeça, como encontrar um imóvel adequado e com preço que caiba no seu orçamento, contratar frete e serviços de transporte ou até mesmo se adaptar ao novo local – se você tiver filhos, esta última questão é ainda mais complicada.

b. Restrições de personalização (-)

Em um imóvel alugado fica mais difícil decorar a casa, conforme as necessidades e preferências da família.

Geralmente, de acordo com cláusulas de preservação do imóvel, previstas em contrato, não é permitido decorar colocar papel de parede, furar as paredes para fixação de quadros, nichos, prateleiras e armários.

Qualquer dessas “alterações” no imóvel deve ser reparada quando ele for devolvido, ou podem causar penalização do inquilino (multa).

c. Investimento no imóvel de terceiros (-)

Eventuais melhorias no imóvel podem não ser permitidas ou, se autorizadas, podem ser consideradas benfeitorias. Conforme contrato de locação, benfeitorias não podem ser retiradas na ocasião do encerramento do contrato.

Alguns exemplos de melhorias são: colocação de armários planejados, colocação de box nos banheiros , troca de revestimentos de piso e paredes, instalação de torneiras elétricas e ar condicionado,  assim como sistemas de segurança como câmeras e alarmes.

d. Falta de privacidade (-)

Os contratos de locação garantem ao proprietário o direito de levar possíveis compradores para visitar o imóvel, caso ele esteja à venda.

Vantagens ao comprar um imóvel

a. Segurança de permanência (+)

Morar em um imóvel próprio, quitado ou com o financiamento em dia, é ter a segurança de permanecer no local pelo tempo que lhe convier, sem precisar se preocupar com período de moradia pré-estabelecido em um contrato de locação, nem correr o risco do proprietário “pedir o imóvel” a qualquer momento.

b. Patrimônio para a família (+)

A casa própria representa um importante patrimônio adquirido, ainda mais depois que a família aumenta. Um imóvel próprio é herança para o futuro dos filhos.

c. Autonomia (+)

Em um imóvel próprio é possível personalizar a casa, conforme as necessidades e o gosto dos moradores. Também é possível modernizar o imóvel, quando for necessário. Tudo isso com liberdade e autonomia, sabendo que está investindo dinheiro no que é seu.

d. Valorização no longo prazo

Imóveis são um investimento rentável, que se valoriza com o tempo e que há liquidez na venda. Por isso, deve-se considerar o lucro que comprar um imóvel hoje pode lhe proporcionar no longo prazo, especialmente se você tiver a sorte (ou sabedoria) de comprar um imóvel em áreas com potencial de supervalorização, como centros urbanos e bairros nobres.

Considerando os aspectos financeiros, psicológicos e práticos que envolvem a decisão de comprar ou alugar um imóvel, em longo prazo, a aquisição da casa própria configura-se como a melhor opção.

E na sua opinião, é melhor comprar ou alugar um imóvel depois da chegada dos filhos? Qual foi a sua decisão, até o momento? Compartilhe sua experiência conosco aqui nos comentários.

Compartilhe esse conteúdoShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Comentários

Telefone

Telefone:

(85) 3133.4050

Whatsapp do Cliente

Whatsapp p/ Clientes:

(85) 98628-0062

Whatsapp do Corretor

Whatsapp p/ Corretores:

(85) 98203-2700

E-mail

Enviar e-mail

jsimoes@jsimoes.com.br