Área do Cliente

Esqueceu a Senha?

Fidelidade Corretor


Esqueci minha senha

Consórcio Imobiliário: vale a pena?

01 de fevereiro de 2018
consórcio

O consórcio imobiliário é uma das alternativas para quem quer realizar o sonho da casa própria, mas não dispõe de dinheiro suficiente para fazer a compra do imóvel com pagamento à vista.

Assim como o financiamento bancário, o consórcio é uma transação financeira que tem regras próprias, fiscalizadas pelo Banco Central e pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC).

Considerado uma modalidade de compra planejada, já que, na maioria dos casos os planos de consórcio têm longo prazo de duração e pode levar anos até que o consorciado seja contemplado e realize a efetiva compra do imóvel, o consórcio pode oferecer vantagens e desvantagens, dependendo do perfil do consumidor.

Conheça melhor o consórcio imobiliário e descubra se ele é uma boa escolha para você.

Valor das parcelas

Assim como ocorre em um financiamento bancário, o valor da parcela do consórcio imobiliário depende do valor do imóvel que você deseja adquirir.

No entanto, ao contrário do que ocorre nas modalidades de financiamento imobiliário mais comuns, nos quais a parcela mensal é fixa (Tabela Price) ou vai ficando mais baixa com o passar do tempo (Tabela SAC), no consórcio imobiliário elas vão aumentando anualmente, conforme o índice de reajuste de preços da Construção Civil (INCC).

Juros X Taxa de Administração

Diferente do financiamento de imóveis, no consórcio imobiliário não há cobrança de juros. Você paga uma taxa de administração, algo entre 16 e 22% do valor total do imóvel, diluído nas parcelas mensais. A média de duração de um consórcio imobiliário é de 150 meses.

Além desta taxa, as parcelas são acrescidas obrigatoriamente de um valor referente à formação de um Fundo de Reserva, que serve para cobrir eventual inadimplência do grupo. Também pode ser cobrado, dependendo do contrato, um valor mensal referente a seguros obrigatórios contra morte, invalidez e desemprego do consorciado.

Ainda que o valor da parcela do consórcio não seja igual ao valor total do imóvel dividido pelo número de meses do contrato, os custos desta modalidade são significativamente mais baratos do que um financiamento bancário, que varia entre 9 e 11% ao ano.  O tempo de financiamento imobiliário pode durar até 30 anos.

Poder de negociação

Quando você é contemplado no consórcio imobiliário, a carta de crédito que você recebe tem valor de dinheiro à vista, ou seja, você escolhe o imóvel que quiser para comprar, com poder de negociação igual ao de quem vai comprar o apartamento com dinheiro na mão.

No caso do financiamento imobiliário, pode levar até 30 dias após a aprovação do financiamento para que o vendedor receba o dinheiro, isso diminui consideravelmente as chances de negociação e também restringe os imóveis que aceitem sua forma de pagamento.

FGTS

É possível usar o saldo do FGTS para quitar ou amortizar o saldo devedor no financiamento e consórcio imobiliário, conforme as regras do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

No financiamento, o Fundo de Garantia também pode ser utilizado como entrada. No consórcio, não existe valor de entrada e o FGTS pode ser usado como lance para antecipar o recebimento da carta de crédito.

Consórcio imobiliário X Financiamento bancário

O consórcio imobiliário é financeiramente mais vantajoso do que o financiamento bancário, no entanto, pode ser um caminho mais demorado para a compra do imóvel, já que não há garantia de contemplação antes do prazo máximo do plano adquirido. Você conta com a sorte ou precisa dispender um bom valor como lance para obter a carta de crédito antecipadamente.

Consórcio imobiliário X Investimento financeiro

O consórcio de imóveis costuma ser comparado a uma “poupança forçada”, porque você precisa dispor mensalmente de determinado valor com o objetivo de uma aquisição futura. Só que neste tipo de poupança, você é cobrado para “guardar” o seu próprio dinheiro, pois paga a taxa de administração e os outros encargos da cota de consórcio.

Comparando com o financiamento bancário, o consórcio imobiliário pode ser considerado uma boa opção, desde que não tenha urgência em obter o imóvel e exista saldo financeiro suficiente para arcar com os custos de moradia (como aluguel e condomínio) junto com as parcelas do consórcio.

Financeiramente falando, se você tem disciplina para poupar, você também pode investir o seu dinheiro ou adquirir de uma cota no consórcio.

Qual é a melhor alternativa para você: investir, financiar ou adquirir uma cota de consórcio imobiliário Se você gostou deste post sobre consórcio imobiliário, saiba mais e acesse o no nosso blog.

Compartilhe esse conteúdoShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Comentários

Telefone

Telefone:

(85) 3133.4050

Whatsapp do Cliente

Whatsapp p/ Clientes:

(85) 98628-0062

Whatsapp do Corretor

Whatsapp p/ Corretores:

(85) 98203-2700

E-mail

Enviar e-mail

jsimoes@jsimoes.com.br