Icone Instagram Icone Facebook Icone Youtube

Área do Cliente

Esqueceu a Senha?

Fidelidade Corretor


Esqueci minha senha

Compra de um imóvel: taxas que nem todo mundo conhece

12 de abril de 2018
house-construction-1005491_1920

Os custos de comprar um imóvel vão além da parcela de financiamento. Além de despesas de cartório para concretização da transação, há outros custos que devem ser considerados ao pensar em adquirir um apartamento.

A compra de um imóvel é um marco que representa uma fase importante da vida e, por isso, precisa ser feita com base em informação e planejamento. É fundamental contar com uma construtora experiente e renomada no mercado durante esse processo.

Seja via financiamento bancário, ou com pagamento à vista, a compra de um imóvel sempre gera gastos indiretos, tais com reforma e ou acabamento, seguro do imóvel, condomínio, transporte da mudança, compra de mobília, entre outros. Alguns desses gastos são remanejáveis, ou seja, podem ser desembolsados quando o proprietário do imóvel tiver recursos financeiros para isso.

No entanto, as despesas relacionadas à formalização da operação de compra e venda, bem como, à liberação do imóvel para utilização são inegociáveis e tem prazo certo de vencimento.

Conheça as taxas “ocultas” nos custos de comprar um imóvel que podem pegar o novo proprietário de surpresa e previna-se!

Documentação e impostos

Pré-compra

Embora não sejam novidade no processo de compra de um imóvel, os custos da documentação podem surpreender o comprador.

Nos casos de financiamentos de imóveis, é preciso pagar ao cartório para obter alguns documentos exigidos pelo banco, como certidões negativas e certidões atualizadas de nascimento ou casamento. Cada documento tem um preço, dependendo da localidade.

Operação de compra

Ao concretizar o negócio é importante registrar o Contrato de Compra e Venda do Imóvel em cartório.

Nessa fase também é necessário pagar o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), que varia entre 2 e 3% do valor venal do imóvel.

Formalização da compra

Após registrar a operação de compra é muito importante fazer o Registro do Imóvel, lavrando a Escritura Pública de Compra e Venda de Imóvel.

Só a partir desse documento é que o nome do novo proprietário está oficializado para todos os fins.

Outros custos de comprar um imóvel

Além das despesas de cartório e impostos, o comprador deve observar cuidadosamente quais são as taxas previstas nas cláusulas do instrumento particular de compromisso de compra e venda para saber exatamente quais são os custos de comprar um imóvel.

Algumas taxas são incluídas habitualmente nos contratos de compra e venda, mesmo havendo divergência entre opiniões jurídicas a respeito da sua legalidade. Essas taxas são cercadas de polêmica, considerando o Código de Defesa do Consumidor. Fique atento!

Taxa de Cessão ou de Anuência

No caso de precisar transferir o imóvel para um terceiro, normalmente nos casos de imóveis na planta, o comprador que consta no contrato de compra e venda deverá pagar a construtora uma Taxa de Cessão de Direitos, também chamada de Taxa de Anuência, que varia entre 2 e 10%  do valor contratado, para que a construtora autorize essa transferência.

Na situação de o comprador querer “vender” o imóvel para um terceiro e transferir a dívida, a operação será tarifada, se houver essa cláusula no contrato.

Taxa de corretagem

A obrigação de pagar pelo serviço prestado pelo corretor de imóveis é de quem contratou esse profissional. No caso de um stand de vendas, a Taxa de Corretagem seria responsabilidade das Incorporadoras e Construtoras, mas, comumente, ela é repassada ao comprador.

Além de todos os riscos envolvidos em uma transação desse porte, a compra de um bem de alto valor, como é o caso de um imóvel, deve ser feita envolvendo fornecedores e parceiros idôneos, com boa reputação e experiência no mercado.

Assim, o comprador se previne contra as fraudes cada vez mais comuns no mercado imobiliário e evita contratos tendenciosos que possam prejudicá-lo, aumentando os custos de comprar um imóvel.

Gostou desse artigo sobre os custos de comprar um imóvel, abordando as quatro principais taxas que nem todo mundo conhece?

E você? Está pensando em comprar um imóvel? Leia mais sobre como comprar seu apartamento na planta com segurança, no nosso blog.

Compartilhe esse conteúdoShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Comentários

Telefone

Telefone:

(85) 3133.4050

Whatsapp do Cliente

Whatsapp p/ Clientes:

(85) 98628-0062

Whatsapp do Corretor

Whatsapp p/ Corretores:

(85) 98203-2700