Icone Instagram Icone Facebook Icone Youtube

Área do Cliente

Esqueceu a Senha?

Fidelidade Corretor


Esqueci minha senha

Como saber se vale a pena morar sozinho?

13 de dezembro de 2017
morar sozinho

Cada vez mais, as pessoas se perguntam se vale a pena morar sozinho. Em tempos de novas configurações familiares, de enfraquecimento dos antigos conceitos sociais sobre a “linha do tempo” nas escolhas de vida e de novos paradigmas sobre a individualidade, a escolha pela “moradia solo” surge como uma opção para desfrutar melhor a vida.

Imóveis com plantas personalizadas, projetos de interiores sob medida, com recursos eletrônicos e conveniências tecnológicas para o dia a dia são aspectos que tornam tentadora a escolha de “morar só”.

No entanto, especialmente na vida adulta, as escolhas têm seu preço. E, no caso da aquisição de um bem de alto valor, o aspecto financeiro conta bastante.

Neste post, nós abordamos os pontos importantes que você deve analisar para descobrir se vale a pena morar sozinho. Leia e veja se essa escolha é uma boa ideia para você.

Vantagens de morar sozinho

Existem inúmeras vantagens em morar sozinho. Os itens abaixo são motivos mais comumente mencionados na opinião de quem partiu para a moradia solo e acha que vale a pena morar sozinho.

Se recolher do caos

Um dos aspectos que tona a experiência de morar sozinho especial, é a possibilidade de se presentear diariamente. Chegar da correria do dia a dia para dentro de um espaço reservado do caos, só para você, tem seu valor.

Ficar 100% à vontade

Liberdade para fazer o que você quiser, do jeito que você quiser e na hora que você quiser.

Todos que já dividiram a casa com a família, com companheiro ou com amigos sabem que, por mais intimidade que você tenha com os outros moradores da casa, tem coisas, que só dá pra fazer morando sozinho.

Um exemplo é a possibilidade de organizar a rotina dos fazeres domésticos como louça, faxina e compra de supermercado, conforme você bem entender. Essa lista é gigantesca e pode conter praticamente tudo o que acontece no seu cotidiano.

Receber quem você quiser

Convidar as pessoas para irem à sua casa é bem diferente de convidá-las para irem à casa onde você mora.

No primeiro caso, você não precisa se preocupar em combinar nada antes em casa, nem avisar ninguém. Você pode apenas chegar com quem quiser, a hora que quiser. Se os convidados ficarem, inclusive, não tem problema.

No segundo caso, é bem diferente.

Festas, confraternizações, encontros românticos, reuniões familiares. Morando sozinho, você tem um espaço aberto permanentemente para quando quiser companhia.

Viver a melhor rotina para você

Exercer o seu jeito de aproveitar a casa, os seus costumes, as suas preferências, as suas manias, os seus horários, assistir às suas séries na Netflix, chegar de viagem e apenas dormir, são alguns dos privilégios de morar sozinho.

Morar sozinho lhe dá o pleno direito de viver a rotina do jeito que for melhor para você..

Desvantagens de morar sozinho

Os aspectos que podem ser considerados pontos negativos na escolha de morar sozinho, aqueles que são relatados na experiência de quem mora só e acha que não vale a pena morar sozinho, geralmente, estão relacionados a situações temporárias ou que derivam de mau planejamento.

Espante a Solidão

Dependendo da sua personalidade, você pode sentir falta de “barulho de gente” dentro de casa.

No entanto, as pessoas que sentem solidão podem ter um pet, sair ou receber amigos em casa, sempre que quiserem companhia ou muitas outras atividades.

Percepção de custos

A percepção de que há economia quando você divide a moradia com alguém, pode não estar 100% correta. Dependendo do seu estilo de vida e hábitos de consumo, as despesas para morar sozinho podem ser bem equivalentes com de morar em conjunto.

A maior diferença entre as duas situações é que o aluguel ou prestação podem se tornar despesas maiores ou não, quando você escolhe morar sozinho.

Financeiramente, vale a pena morar sozinho?

Com a expansão imobiliária, surgiram diversos empreendimentos pensados para o público adulto, que tem a vontade de ter um espaço só seu. Apartamento de luxo, apartamento na planta, e alguns até compactos, com preço menor.

Com a abertura de novas linhas de crédito imobiliário e modalidades de financiamento bancário ou parcelamento direto com a construtora, atualmente, é possível adquirir um bom imóvel, fazendo um bom investimento.

Antes de tomar essa decisão é preciso fazer o seu planejamento financeiro e entender o que o custo de um apartamento novo vai representar na sua vida: um investimento, patrimônio, o preço justo pelo sossego ou mau uso do seu dinheiro, desperdício. Isso depende do quanto você vai aproveitar a moradia solo.

A escolha de morar sozinho é uma ótima ideia para quem decidi investir em si, buscando realização pessoal e qualidade de vida com a família e os amigos.

Nesse caso, sim, vale a pena morar sozinho.

E para você, vale a pena morar sozinho? Precisa de mais informação para tomar essa decisão? Leia outros posts sobre Imóveis e Estilo de Vida no nosso blog.

Compartilhe esse conteúdoShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Comentários

Telefone

Telefone:

(85) 3133.4050

Whatsapp do Cliente

Whatsapp p/ Clientes:

(85) 98628-0062

Whatsapp do Corretor

Whatsapp p/ Corretores:

(85) 98203-2700