Icone Instagram Icone Facebook Icone Youtube

Área do Cliente

Esqueceu a Senha?

Fidelidade Corretor


Esqueci minha senha

Como comprar imóvel e de quem comprar?

29 de junho de 2018
pexels-photo-886465

Se você já se decidiu por adquirir um imóvel, seja para morar ou investir, saiba que esse é realmente um bom momento. Nesse caso, saber como comprar imóvel e de quem comprar imóvel é fundamental para não cair em armadilhas.

Voltando ao bom momento para se comprar, saiba que o setor imobiliário já retomou o seu crescimento. Em Fortaleza, por exemplo, houve um aumento de 5%na quantidade de apartamentos vendidos em 2017, em comparação ao ano anterior, movimentando R$ 1,6 bilhão na economia.

Portanto, no post de hoje, confira um passo a passo bem simples mas cheio de informações  de como comprar imóvel que você precisa saber antes de fechar negócio:

Passo 1: Verifique se o imóvel está em bom estado

Você sabe que não tem como comprar imóvel antes de verificar se ele está em um bom estado para isso, mas muita gente fica na dúvida sobre quais itens exatamente verificar.

Ainda que você tenha se encantado com o apartamento ou a casa, não deixe de verificar atentamente se o imóvel possui alguma infiltração, risco estrutural ou qualquer outro item que precisaria ser consertado ou reformado, evitando contratempos futuros.

Outro ponto importante é verificar junto ao vendedor se existe alguma obra irregular tanto no imóvel quanto em todo o empreendimento, como, por exemplo, alguma ampliação não autorizada e que pode colocar em risco a segurança dos moradores.

Também não se esqueça de confirmar os valores de condomínio, IPTU e alguma cota extra, se houver – aliás, verifique se esses pagamentos estão em dia.

Caso você queira comprar um imóvel na planta, verifique a situação e reputação da construtora e visite alguns empreendimentos já entregues.

Passo 2: Analise a documentação do imóvel e as demais documentações da compra

Você sabia que todo imóvel possui uma espécie de documento de identidade? Nesse documento constam todas as informações, como titular, área, vagas de garagem e até pendências. Isso é fundamental para saber como está a situação antes de comprar imóvel.

Eis alguns documentos que você pode verificar:

  • Certidão de Ônus Reais do Registro de Imóveis;
  • Certidões das Varas da Fazenda Pública;
  • Certidão da Prefeitura Municipal (Situação Enfitêutica e IPTU);
  • Certidão do Corpo de Bombeiros;
  • Declaração de quitação do condomínio.

A princípio, essa quantidade de documento pode assustar quando a gente começa a aprender a como comprar imóvel, por isso a contratação de um corretorpode ajudar muito nessa etapa.

Passo 3: Olho nas taxas e na escritura

Depois que o imóvel foi vistoriado e a documentação está em dia, o próximo passo de comprar imóvel é firmar o contrato de compra e venda, pagando o sinal conforme for acordado entre as partes.

Na hora de transferi-lo para você, existe uma taxa municipal a ser paga, chamada de Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que pode variar de 2% a 3% o valor do imóvel.

Com o sinal e o imposto pago, passa-se para a etapa da escritura, que é o real comprovante de que você adquiriu o imóvel. A escritura é feita no Cartório de Notas e depois de assinada. O registro da escritura precisa ser levado ao cartório de Registro Geral de Imóveis (RGI) onde ele está matriculado.

Neste post aquivocê fica por dentro de todas as demais taxas envolvidas entender mais detalhes de como comprar imóvel.

Passo 4: Prepare o pagamento

Aqui vamos falar mais especificamente de financiamento bancário, que é uma das principais formas de comprar imóvel aqui no Brasil.

Como já explicamos neste post aqui, há três jeitos de financiar:

  • por meio do FGTS;
  • por meio do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE);
  • diretamente com as construtoras.

Independentemente de que tipo seja o seu financiamento, é preciso levar toda a documentação levantada previamente – sobre o imóvel, sobre você e sobre o vendedor – ao banco, que analisará e liberará o valor após a aprovação do crédito e o registro do imóvel.

Quando você financia diretamente com a construtora– em caso de compra de imóvel na planta – geralmente os trâmites são mais simples e ágeis, pois ela já possui um banco credenciado, bastando apenas que ele aprove o seu crédito.

Depois de saber como comprar imóvel, de quem comprar imóvel?

Saber de quem comprar imóvel faz toda a diferença para que a negociação não dê dor de cabeça ou seja uma armadilha.

Evite comprar de empresas ou pessoas desconhecidas e sem muitas informações pela internet e também na região em que fica o imóvel. Também tome o cuidado de escolher corretores devidamente credenciados e registrados.

Agora que você já tirou as principais dúvidas sobre como comprar imóvel e de quem comprar imóvel, entre agora mesmo em contato com a J. Simõese conheça todos os empreendimentos disponíveisno catálogo. Até a próxima!

Compartilhe esse conteúdoShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Comentários

Telefone

Telefone:

(85) 3133.4050

Whatsapp do Cliente

Whatsapp p/ Clientes:

(85) 98628-0062

Whatsapp do Corretor

Whatsapp p/ Corretores:

(85) 98203-2700

E-mail

Enviar e-mail

jsimoes@jsimoes.com.br