Icone Instagram Icone Facebook Icone Youtube

Área do Cliente

Esqueceu a Senha?

Fidelidade Corretor


Esqueci minha senha

Apartamento Novo ou Usado: qual devo comprar?

08 de março de 2018
apartamento novo ou usado

Apartamento novo ou usado? Essa é a primeira pergunta que surge na cabeça de quem decide comprar seu primeiro imóvel.  Essa dúvida, recorrente entre os futuros proprietários de imóveis, é legítima e precisa ser sanada com cautela.

Embora o tipo de imóvel mais adequado para cada pessoa dependa de características específicas de cada um, como necessidade de espaço, tipo de rotina, preferência por localização e recursos financeiros disponíveis, é possível comparar as ofertas de apartamento novo ou usado e descobrir qual delas oferece mais vantagens de forma geral.

Este post vai te mostrar o que analisar antes de decidir entre os diversos tipos de apartamento: usado colocado à venda pouco tempo depois de servir como morada do primeiro proprietário, antigo, com décadas de uso, apartamento novo recém-entregue pela construtora ou apartamento na planta.

O que diferencia um apartamento novo ou usado?

Exceto particularidades de cada empreendimento, de forma geral, os apartamentos novos e usados têm características semelhantes. Veja o que comparar na hora de escolher o seu.

Apartamento antigo

Os projetos arquitetônicos de antigamente tinham um estilo muito diferente das propostas atuais, e isso tem seu charme.

Geralmente, os edifícios antigos são mais baixos, com menos unidades por prédio e por andar. Consequentemente, os apartamentos antigos costumam ser mais espaçosos, com maior área útil em cada cômodo e janelas grandes. Com isso é bom atentar-se ao custo de condomínio. Por contar com menos unidades essa cota mensal acaba sendo um pouco elevada em comparação a outros empreendimentos.

Os itens de acabamento de um apartamento antigo, quando bem conservados, são quase diferenciados, como taco de madeira, maçanetas, fechaduras, torneiras, louças e azulejos que não são mais fabricados.

Isso dá um ar de exclusividade ao imóvel, mas em compensação requer um cuidado muito maior no que diz respeito à conservação do imóvel, manutenção do prédio e até mesmo condições de uso, como higiene e segurança.

Esses imóveis antigos tendem a estar localizados em regiões bem estabelecidas e desenvolvidas da cidade, o que oferece mais fácil acesso aos serviços e comodidades desejados para o cotidiano, como transporte público, farmácias, escolas e supermercados, entre outros.

Apartamento usado

Um apartamento usado, mas nem tanto quanto um antigo, normalmente, encontra-se em um estado de conservação melhor considerando a estrutura geral, as instalações elétrica e hidráulica, assim como a aparência do acabamento. Ainda que seja necessário reformar o imóvel, um apartamento com pouco tempo de uso também exigirá investimento de tempo e dinheiro para ficar renovado.

Justamente pela necessidade de reforma, e também pela grande quantidade de novos empreendimentos à disposição no mercado, o apartamento usado pode oferecer oportunidades de negociação, com reais possibilidades de descontos expressivos.

Apartamento novo

Os apartamento novos, recém-entregues, vêm completamente vazios de outras histórias, com cheiro de novo. Isso é muito prazeroso e também é garantia de tranquilidade, sem stress de consertos e reformas essenciais.

As novas plantas costumam oferecer mais vagas de garagem, áreas de lazer e convívio social que atendem às necessidades atuais do ritmo da nossa sociedade e das novas configurações familiares, como espaço gourmet, churrasqueira, piscina, área fitness, quadras poliesportivas, salão de festas, brinquedoteca e playground, entre outros. Dependendo do padrão do condomínio até mesmo área pet, lounge e SPA fazem parte do projeto.

Os recursos modernos de segurança são outras vantagens do apartamento novo. Além disso, como os prédios atuais contêm mais unidades de apartamentos, o valor do condomínio tende a ser mais baixo.

Um apartamento nunca habitado antes também facilita a obtenção de linhas de crédito imobiliário, incluindo financiamento direto com a construtora, que costuma ficar mais barato do que com o banco.

Apartamento na planta

São muitas as vantagens de um imóvel na planta, com o benefício de poder ser comprado com calma, depois de um planejamento financeiro bem feito, com cuidado para que a compra do apartamento não pese no bolso.

Como o imóvel é novinho, do zero, alguns empreendimentos de apartamento na planta permitem que a construção já seja feita considerando algumas opções de personalização, como tipo de louças e outros acabamentos, dormitório reversível ou não, etc.

Os imóveis na planta são financeiramente vantajosos, pois depois de prontos tendem a valorizar 30%, em média, com potencial de mais valorização ao longo do tempo.

Na comparação entre os principais aspectos de um apartamento novo ou usado, comprar um imóvel novo mostra-se ser mais vantajoso, especialmente se o imóvel for vendido ainda na planta.

Adquirir um bem de alto valor, como é o caso de um apartamento novo ou usado, é um grande passo, um verdadeiro marco na vida. Analise direitinho as suas opções antes de tomar uma decisão.

Pensando em comprar um apartamento novo ou usado?  Veja outras informações importantes no nosso blog para decidir qual o melhor imóvel para você.

Compartilhe esse conteúdoShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Comentários

Telefone

Telefone:

(85) 3133.4050

Whatsapp do Cliente

Whatsapp p/ Clientes:

(85) 98628-0062

Whatsapp do Corretor

Whatsapp p/ Corretores:

(85) 98203-2700

E-mail

Enviar e-mail

jsimoes@jsimoes.com.br