Área do Cliente

Esqueceu a Senha?

Fidelidade Corretor


Esqueci minha senha

Consórcio imobiliário: descubra como funciona e se vale a pena

13 de novembro de 2017
141386-consorcio-imobiliario-descubra-como-funciona-e-se-vale-a-pena

O mercado oferece algumas alternativas para a aquisição de um imóvel mesmo por quem não dispõe de muito capital para isso. E uma das formas de realizar esse sonho é por meio de um consórcio.

Confira, neste texto, como funciona essa modalidade de financiamento da compra da sua casa e, ao final da leitura, tente responder à seguinte questão: consórcio imobiliário vale a pena?

O que é consórcio

O consórcio nada mais é do que um conjunto de pessoas que se junta para propiciar que todos adquiram um determinado bem, no caso, o imóvel. Todos contribuem com uma parcela mensal e, a cada mês, um integrante do grupo recebe aquele bem. Funciona como uma espécie de poupança coletiva.

A ordem dos integrantes que ficarão com o imóvel a cada mês é determinada por meio de um sorteio. Mesmo depois de receber seu bem, os participantes seguem contribuindo mensalmente, até que todos tenham sido contemplados.

Você pode utilizar o consórcio para adquirir uma casa, um apartamento ou mesmo um lote para construir.

Como participar

Para ingressar em um grupo de consórcio, é preciso decidir o que você deseja adquirir (no caso, um imóvel) e o valor da carta de crédito que necessária para essa aquisição. Para definir esse montante, deve considerar quanto precisa para comprar o imóvel que procura e de quanto dispõe para contribuir mensalmente.

Então, procura uma administradora de consórcios autorizada pelo Banco Central e que gerencie grupos dentro dos parâmetros de valor da contribuição que você pode assumir e o tempo do contrato.

Juros do consórcio

Um dos grandes diferenciais do consórcio é o fato de que, ao contrário do que acontece no financiamento imobiliário, trata-se de uma operação sem juros sobre o crédito solicitado. Porém, há algumas despesas que você deve considerar ao fazer um consórcio, que são as taxas de administração, seguros e tributos.

Como receber o imóvel

Como mencionamos, o sorteio mensal é a forma como é definido qual dos integrantes do grupo ficará com o bem a cada mês. Porém, há outra maneira de receber o seu imóvel sem depender da sorte.

Você pode fazer um lance, que funciona como uma espécie de leilão. O integrante do grupo oferece uma determinada quantia para receber o imóvel antecipadamente. Quem fizer a maior oferta é contemplado.

As regras para o sorteio e o lance variam de acordo com a administradora do consórcio, mas, em geral, a cada mês ocorre uma contemplação em cada modalidade.

Uso do FGTS

Se você tiver saldo disponível no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode utilizá-lo para melhorar a oferta do seu lance, ou usar esse recurso para amortizar o saldo devedor.

Crédito na mão

Após ser contemplado, o consorciado tem total liberdade para adquirir o imóvel que desejar. A administradora não pode influenciar nessa decisão nem obrigá-lo a adquirir uma determinada unidade. Inclusive, se você desejar, pode retirar o valor da carta de crédito em dinheiro.

Essas são as regras principais que você deve conhecer, caso deseje se tornar um consorciado para realizar o sonho da casa própria. Lembre-se que o consórcio imobiliário vale a pena especialmente se você não tem necessidade de mudar-se de imediato, mas busca um compromisso para economizar.

Este conteúdo foi útil para você? Então deixe seu comentário a respeito do consórcio imobiliário!

Compartilhe esse conteúdoShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Comentários

Telefone

Telefone:

(85) 3133.4050

Whatsapp do Cliente

Whatsapp p/ Clientes:

(85) 98628-0062

Whatsapp do Corretor

Whatsapp p/ Corretores:

(85) 98203-2700

E-mail

Enviar e-mail

jsimoes@jsimoes.com.br