Entre em contato no whatsapp

Qual assunto deseja tratar?

Absoluto Parque do Cocó Azzurra Aldeota J.Smart Vicente Leite Serenitá Residence Sou Corretor de Imóveis Já sou Cliente
Icone Instagram Icone Facebook Icone Youtube

Área do Cliente

Esqueceu a Senha?

Fidelidade Corretor


Esqueci minha senha

Como se tornar um investidor imobiliário?

16 de fevereiro de 2019
rawpixel-594848-unsplash (1)

Quer saber como se tornar um investidor imobiliário? Então chegou ao lugar certo – e ao momento certo.

Isso porque, em 2019, as expectativas são otimistas para o mercado imobiliário. Aliás, no segundo trimestre de 2018, a venda de imóveis no Brasil cresceu mais de 17% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Nesse caso, podemos dizer que estamos passando por um período de recuperação pós-crise econômica — e é aí que está o pulo do gato. Se você quer se tornar um investidor imobiliário, saiba que a hora é agora para começar a investir, pois quando houver a plena recuperação econômica, você já está preparado para ter o devido retorno, inclusive revendendo ou alugando os imóveis adquiridos a maiores preços.

Bom, para começar, saiba que existem várias formas de se investir no mercado imobiliário, mas hoje vamos focar na compra de imóveis para aluguel e revenda, um dos mais comuns.

Portanto, confira as nossas dicas para começar essa jornada:

1. Reserve dinheiro para investir e para emergência

O primeiro passo para se tornar um investidor imobiliário é construir uma reserva de emergência, que pode ser o valor equivalente entre 6 meses e 1 ano de seu custo de vida. Isso vai ajudar bastante se algum imprevisto ocorrer, ainda mais se você resolver financiar a compra do imóvel.

Além disso, construa o hábito de poupar e reserve esse dinheiro para a entrada do financiamento — aliás, aproveite a redução da taxa de juros e utilize o seu saldo de FGTS, e comece investindo em imóveis na planta, que são ótimas estratégias para diversificar os seus investimentos sem mobilizar tanto dinheiro.

2. Identifique os imóveis com maior liquidez

Para aprender a como se tornar um investidor imobiliário, você precisa saber identificar os imóveis com maior liquidez, ou seja, os que você consegue ter o retorno mais rápido, seja para alugar ou revender.

Mas como descobrir isso? Uma dica é observar o comportamento da região onde pretende investir.

Por exemplo: se você pretende adquirir imóveis em grandes cidades, o que seria melhor: comprar grandes apartamentos em áreas afastadas ou começar investindo em apartamentos compactos e localizados em áreas estratégicas, próximas a uma variada oferta de comércio e serviços? Qual deles tem a possibilidade de ser alugado ou vendido mais rapidamente e a um preço atraente para você? Pense nisso.

É importante investir em imóveis com alta liquidez para que os frutos do seu investimento não demorem a aparecer, e, assim, você consiga continuar investindo, diversificando sua carteira de investimentos e aumentando seu patrimônio.

3. Saiba como vistoriar imóveis

Uma das etapas da compra de imóveis, seja para morar ou investir, é a vistoria. Através dela, você comprova que o imóvel a ser adquirido está nas condições acordadas entre as partes e previne eventuais situações antes da compra.

Geralmente, quando se adquire imóveis novos ou comprados ainda na planta, existe um documento chamado Memorial Descritivo, que é registrado em cartório pela construtora. Ele detalha todas as informações sobre a obra e que precisam ser conferidas antes do recebimento das chaves ou da assinatura do contrato.

Caso não haja um Memorial Descritivo, é necessário que a vistoria seja feita sob a orientação de um profissional, sendo que um documento atestando essa tarefa deve ser feito e anexado ao contrato da compra.

Mais detalhes sobre o processo de vistoria do imóvel podem ser conferidos neste post aqui.

4. Encontre uma boa consultoria

Outra dica importante de como se tornar um investidor imobiliário é estudar o mercado e conversar com quem entende do assunto.

Corretores imobiliários devidamente certificados, por exemplo, podem te ajudar a entender o atual cenário e como encontrar o imóvel ideal de acordo com o seu perfil de investidor, levando em conta o seu orçamento e o grau de liquidez das opções disponíveis.

5. Use a razão, e não a emoção

Por fim, mas não menos importante: aprender a como se tornar um investidor imobiliário é diretamente proporcional a uma boa inteligência emocional.

Não compre imóveis para investir como se você fosse morar neles. As suas preferências pessoais são diferentes das preferências das outras pessoas. Se você tem carro, uma família grande e prefere morar afastado do centro, também existem pessoas que moram sozinhas, não têm veículo próprio e precisam viver na região central da cidade, perto de seus trabalhos.

Por isso é tão importante estudar o mercado e entender as principais necessidades da sociedade. Não se precipite e nem aja com emoção. Investimento é razão, são números concretos e precisam trazer lucro sob todo o seu esforço.

Com todas essas dicas de como se tornar um investidor imobiliário, certamente você encontrará os imóveis ideais para construir o seu patrimônio e aumentar a sua qualidade de vida.

Aproveite e conheça também as taxas envolvidas na compra de um imóvel que nem todo mundo conhece. Até a próxima!

Compartilhe esse conteúdoShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Comentários

Telefone

Telefone:

(85) 3133.4050

Whatsapp do Cliente

Whatsapp p/ Clientes:

(85) 98628-0062

Whatsapp do Corretor

Whatsapp p/ Corretores:

(85) 98203-2700

E-mail

Enviar e-mail

jsimoes@jsimoes.com.br