Icone Instagram Icone Facebook Icone Youtube

Área do Cliente

Esqueceu a Senha?

Fidelidade Corretor


Esqueci minha senha

5 benefícios de um apartamento com fachada aerada

02 de dezembro de 2016
fay_060_vista_500_245_4e198ab5

Você sabia que existe um método de construção que pode reduzir em até 30% o consumo de energia elétrica de um edifício, além de diminuir também o ruído e a temperatura interna do ambiente?

Esses benefícios podem ser obtidos com a instalação de uma fachada aerada, também conhecida como fachada ventilada. Ficou interessado? Confira!

O que é a fachada aerada?

Essa é uma solução construtiva utilizada há pelo menos 30 anos em países do hemisfério norte, que enfrentam invernos com temperaturas mais rigorosas. Trata-se de um revestimento externo instalado em edifícios.

A estrutura mantém um afastamento em relação ao edifício de cerca de 20 centímetros, mas que pode variar de acordo com o projeto. Esse vão não recebe vedação nas aberturas superior e inferior, permitindo a circulação do ar.

O sistema cria um vão independente da estrutura, que suporta diferentes tipos de revestimentos, como mármores ou porcelanatos, por exemplo. Sua utilização tem crescido em condomínios que buscam economia e conforto nos apartamentos.

Como funciona?

O vão formado entre a fachada e o prédio forma um bolsão de ar, que garante a constante ventilação vertical do espaço e maior conforto térmico. Nessa área ocorre o chamado efeito chaminé, no qual o ar quente sobe, puxando para o interior da cavidade o ar mais frio, devido à diferença de pressão. A mudança constante do ar nesse vão faz com que a fachada do edifício não se aqueça.

Quais são os benefícios da fachada aerada?

O conforto térmico é a primeira vantagem da fachada aerada em relação aos sistemas tradicionais de construção. O sistema pode reduzir em até três graus Celsius a temperatura do ambiente em relação ao exterior. Confira 5 outras vantagens das fachadas aeradas!

1. Menos umidade

Com a circulação constante do ar, o sistema facilita a eliminação do vapor do interior das paredes, reduzindo a umidade do prédio. O mesmo ocorre com o vapor de água formado no interior do edifício. Esse efeito acaba por auxiliar na conservação de todo o prédio.

2. Instalação simples diminuindo tempo de entrega e mantendo a qualidade

A estrutura da fachada aerada é instalada diretamente no concreto, por meio de uma armação de alumínio ou aço inoxidável. Ela é formada por placas unidas por um sistema de encaixe.

3. Manutenção facilitada

A fachada aerada é formada por placas independentes. Isso representa maior facilidade tanto na instalação quanto na manutenção da estrutura, garantindo maior agilidade nos consertos eventualmente necessários.

4. Controle de infiltrações

Outra vantagem importante das fachadas aeradas é o controle do ingresso de água que atinge as paredes da estrutura. Isso possibilita a redução das infiltrações, um das principais causas de problemas estruturais nas fachadas de edifícios.

5. Facilidade na limpeza

O controle do ingresso da água permite, ainda, que a própria chuva contribua para limpeza da estrutura. Além de reduzir o acúmulo de sujeira.

A J Simões é pioneira na utilização de fachada aerada utilizando porcelanato em alguns empreendimentos trazendo conforto térmico, isolamento acústico e muito mais qualidade de vida para o dia a dia.

Você achou interessante o sistema de fachada aerada? Gostaria de conhecer outras tecnologias da construção civil? Confira.

Compartilhe esse conteúdoShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Comentários

Telefone

Telefone:

(85) 3133.4050

Whatsapp do Cliente

Whatsapp p/ Clientes:

(85) 98628-0062

Whatsapp do Corretor

Whatsapp p/ Corretores:

(85) 98203-2700

E-mail

Enviar e-mail

jsimoes@jsimoes.com.br