Icone Instagram Icone Facebook Icone Youtube

Área do Cliente

Esqueceu a Senha?

Fidelidade Corretor


Esqueci minha senha

4 dicas para viver confortavelmente em apartamentos compactos

12 de agosto de 2018
sarandy-westfall-666700-unsplash (1)

Continuando a série de dicas sobre apartamentos compactos, uma das dúvidas que mais nos chega aqui no blog, principalmente de pessoas que cresceram em imóveis grandes (em alta nas décadas passadas) é em relação a dúvidas sobre como viver confortavelmente e ter uma boa qualidade de vida em espaços menores.

Bom, se esse é o seu caso, a primeira dica é não se preocupar tanto com o tamanho do apartamento em que você deseja comprar, mas sim com a disposição correta dos mobiliários e equipamentos – isso sim fará toda a diferença.

Hoje separamos mais algumas dicas que podem te ajudar a viver com conforto e elegância:

1. Não acumule objetos sem necessidade

Não é para você viver “passando vontade” de comprar objetos, mas é entender a real necessidade deles dentro do seu apartamento compacto.

Um espaço pequeno também precisa “respirar”, ou seja, você precisa se locomover com facilidade entre os cômodos e também ao estar neles.

Um ótimo exemplo é a própria cozinha. Será que todos aqueles eletrodomésticos e utensílios são realmente úteis para o seu dia a dia?

Nesse caso, a dica é sempre substituí-los por outros que desempenham várias funções. Exemplos:

  • panela elétrica de pressão (onde você consegue cozinhar vários tipos de alimentos, inclusive o arroz);
  • forno multifuncional, que também desempenha a função de micro-ondas;
  • torneira que também possui entrada para filtro de água.

Sobre este assunto, também temos um post com essas e outras dicas de aproveitar melhor o espaço em apartamentos compactos.

2. Invista em assentos e camas confortáveis

Mesmo se forem pequenos, os sofás, todas as cadeiras, os pufes e as camas da casa precisam ser extremamente confortáveis para você, os demais moradores e suas visitas.

Mas o que isso significa?

  • Que eles sejam macios, mas não ao ponto de danificar a coluna ou prejudicar a sua postura;
  • Que eles sejam compactos e que deixem espaços para circulação e harmonização com os cômodos.

3. Atenção à iluminação ambiente

Se tem um item que pode prejudicar o conforto de apartamentos compactos é a iluminação mal planejada.

Eis algumas dicas que podem te ajudar – sendo que o ideal é contar com um bom projeto de iluminação, ok?

  • Na sala de estar, o ideal é utilizar uma luz mais suave e amarela no ponto central, para transmitir aconchego e relaxamento. Além disso, também vale realçar alguns itens de decoração com pontos de iluminação. Evite luz diretamente no sofá e nos aparelhos eletrônicos, pois pode causar reflexo;
  • Na sala de jantar, o foco é a mesa. Uma luz amarela pode ser instalada a pelo menos 90 cm de distância dela e, se for necessário, pode-se acrescentar outros dois focos de luz;
  • No quarto do casal, o clima precisa ser ainda mais relaxante e confortável. O ideal é investir em uma iluminação central e quente, com pontos de luz em locais estratégicos, como o guarda-roupas e ao redor da cama;
  • Já na cozinha e no banheiro, que são áreas a serviço de higiene do apartamento compacto, a iluminação precisa ser branca e fria, para que haja uma boa visualização das sujeiras que podem se acumular. Apenas tome cuidado para não instalar lâmpadas por cima dos espelhos, para não criar áreas de sombreamento. Nesse caso, utilize pontos de luz nas laterais deles.

4. Tapetes grandes ou revestimento de madeira no piso

A última dica para viver confortavelmente em apartamentos compactos é utilizar tapetes grandes e macios em determinados locais, de modo que eles envolvam todos os móveis do ambiente – os tapetes pequenos dão a sensação de divisão e, portanto, de espaço apertado.

Para fazer o “casamento perfeito” também vale a pena instalar móveis suspensos, como as prateleiras e o painel da televisão, pois você enxergando o chão e o tapete desaparecendo por debaixo dos móveis cria-se a sensação de mais amplitude e conforto.

Caso não queira colocar tapetes, uma boa solução é revestir o chão com madeira, deixando o piso à mostra, pois aumenta a sensação de conforto.

E se o seu apartamento precisar de um conforto térmico maior por conta de altas temperaturas, vale a pena investir em revestimentos que imitam madeira, pois a sensação de conforto permanece, mas aliado a um ambiente refrescante.

Gostou das dicas? Viver confortavelmente em apartamentos compactos é perfeitamente possível! Se você ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar outras dicas com a gente, deixe o seu comentário!

Até a próxima!

Compartilhe esse conteúdoShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Comentários

Telefone

Telefone:

(85) 3133.4050

Whatsapp do Cliente

Whatsapp p/ Clientes:

(85) 98628-0062

Whatsapp do Corretor

Whatsapp p/ Corretores:

(85) 98203-2700

E-mail

Enviar e-mail

jsimoes@jsimoes.com.br